Azoospermias II



Azoospermia não-obstrutiva
(secretora)

Não se observa produção de espermatozóides. A falência da espermatogênese pode ser primária (congênita, devido a criptorquidia, “Only Sertoli Cells Syndrome”) ou secundária (devido a radio ou quimioterapia, alterações endócrinas, etc.). Em geral, os testículos apresentam-se diminuídos/atrofiados ao exame físico, e a histologia testicular mostra parada de maturação nos diferentes estágios ou mesmo ausência de espermatogônias.

Tratamento da azoospermia não-obstrutiva primária

Realizar inicialmente biópsia diagnóstica, que deve ser sempre bilateral. As biópsias múltiplas em casos de azoospermia não-obstrutiva podem ter efeitos adversos, como atrofia testicular, diminuição da testosterona e “contaminação” dos espermatozóides por células inflamatórias.

Níveis de FSH aumentados, etiologia, volume testicular e idade do paciente não são fatores que possam prever o sucesso na obtenção ou não de espermatozóides. É importante o papel da histologia para predizer o sucesso da recuperação de espermatozóides. Os espermatozóides encontrados em quantidade suficiente podem ser criopreservados como fonte de espermatozóides para ICSI posterior. Em aproximadamente 30% das azoospermias secretoras não são encontrados espermatozóides nos testículos.

A espermatogênese na azoospermia não-obstrutiva primária pode ser focal. Por esse motivo podem ser necessárias diversas amostras de testículo para se obter quantidade suficiente de espermatozóides para as técnicas de fertilização e criopreservação.

As principais causas de lesão testicular primária são:

Orquite
Radioterapia e quimioterapia
Trauma
Idiopática
Genética
Métodos de recuperação de espermatozóides:

TESE: obtenção de espermatozóides por biópsia testicular.

TESA: aspiração percutânia de espermatozóides do testículo.

Os espermatozóides recuperados serão utilizados na técnica de fertilização com injeção intracitoplasmática (ICSI).

0 comentários:

Total de visualizações de página

Um Pouco De Mim

Minha foto
Brasileira, Catarinense, Fraiburguense, 23 anos, Casada,Leonina!Perdi uma linda Anjinha em maio de 2012, hj luto constantemente pra reconstruir meu sonho de ser Mãe, e quero ajudar outras mãezinhas que tbm querem realizar esse lindo Sonho! Sejam bem vindas ao meu cantinho!
Tecnologia do Blogger.