Hipotiroidismo





Hipotireoidismo - O que é, causas, sintomas, gravidez e tratamento

O que é hipotireoidismo

O hipotireoidismo é quando a glândula tireóide não fabrica hormônios tireóides suficientes.

O que é a tireóide

A tireóide é uma pequena glândula encontrada na base do pescoço. A tireóide produz dois hormônios principais chamados T3 e T4. Esses hormônios viajam na corrente sanguínea para todas as partes do corpo. Os hormônios tireóides controlam a taxa de muitas atividades no corpo, incluindo a rapidez com que queima calorias e velocidade dos batimentos cardíacos. Todas essas atividades em conjunto são conhecidas como metabolismo. A tireóide está funcionando direito quando produz as quantidades corretas de hormônios necessárias para manter o metabolismo funcionando em uma taxa que não é muito rápida nem muito lenta.

Causas do hipotireoidismo

Entre as causas do hipotireoidismo estão:
* Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca a tireóide.
* Radioterapia para certos tipos de câncer.
* Remoção da tireóide.
* Tratamento para hipertireoidismo.

Em casos raros, problemas com a glândula pituitária podem fazer com que a tireóide fique menos ativa.

Sintomas do hipotireoidismo

Os sintomas do hipotireoidismo tendem a se desenvolver lentamente, freqüentemente durante vários anos. No começo, a pessoa pode se sentir somente cansada. Depois, ela pode desenvolver outros sintomas de metabolismo lento, como:
* Ganho de peso.
* Sensibilidade aumentada para o frio.
* Constipação.
* Fraqueza muscular.
* Dor muscular ou nas articulações.
* Depressão.
* Fadiga.
* Pele pálida e seca.
* Rosto inchado.
* Voz rouca.
* Sangramento menstrual excessivo.


Adicionalmente a esses sintomas, pessoas com hipotireoidismo podem ter níveis altos de colesterol LDL no sangue, o qual pode aumentar o risco para doenças cardíacas.

Hipotireoidismo e gravidez

Se o hipotireoidismo não for tratado apropriadamente durante a gravidez ele pode causar:
* Parto prematuro.
* Pré-eclampsia, uma condição séria que começa depois de 20 semanas de gravidez e ocasiona pressão alta e problemas nos rins e outros órgãos.
* Freqüência cardíaca mais acelerada no feto.
* Bebês menores.
* Natimortos.

Tratamento do hipotireoidismo

O hipotireoidismo é tratado com medicamentos que fornecem os hormônios tireóides necessários ao corpo. O medicamento mais comumente usado é levotiroxina, uma forma de T4 fabricada. Quando a pessoa ingere T4, o corpo fabrica a quantidade de T3 necessário a partir do T4 no medicamento. Uma forma de T3 fabricada, chamada liotironina, também está disponível para tratamento. A maioria dos pacientes com hipotireoidismo precisará de tratamento com hormônios tireóides pelo resto da vida.

Hipotireoidismo e exercícios físicos

Algumas pessoas com hipotireoidismo podem achar exercício físico difícil. É importante que o paciente converse com o médico sobre as quantidades adequadas de exercício físico.

Fonte:http://www.copacabanarunners.net/hipotireoidismo.html

0 comentários:

Total de visualizações de página

Um Pouco De Mim

Minha foto
Brasileira, Catarinense, Fraiburguense, 23 anos, Casada,Leonina!Perdi uma linda Anjinha em maio de 2012, hj luto constantemente pra reconstruir meu sonho de ser Mãe, e quero ajudar outras mãezinhas que tbm querem realizar esse lindo Sonho! Sejam bem vindas ao meu cantinho!
Tecnologia do Blogger.